terça-feira, outubro 09, 2007

Lançamento do livro de João da Mata no Boratcho - vamos?

A Editora Achiamé e o Boratcho convidam:
Lançamento do Livro "Prazer e Rebeldia - O materialismo hedonista de Michel Onfray" e
Exibição do filme "Utopia e Paixão" sobre a vida e obra de Roberto Freire.

10 de outubro - a partir das 19hs
Boratcho - Av. Herculano Bandeira, 513 - Galeria Joana D'arc - Pina.
inf. 33271168




Michel Onfray é um dos pensadores mais significativos surgidos no panorama filosófico europeu dos anos 1990. Sua obra constrói-se a partir de uma sólida articulação entre as diversas imensões da filosofia, como, por exemplo, a política, a estética, a ética e a ontologia. Onfray atravessa todos estes campos do saber filosófico, constituindo uma singular visada filosófica que rima por uma orientada perspectiva: as lutas do indivíduo por uma liberdade rebelde, sob os auspícios dos prazeres e sob o signo da intempestividade.

Liberdade e libertarismo, prazer e hedonismo, rebeldia e anarquismo são os pontos-chave com os quais João da Mata trabalhou o pensamento de Onfray neste livro, já fundamental, que os leitores de língua portuguesa têm em mãos. Sólida pesquisa construída, em princípio, nos bancos acadêmicos de uma pós-graduação em filosofia, este livro nos possibilita o acesso de modo claro e rigoroso à obra onfraryana.

RELEASE

João da Mata escreve o primeiro livro sobre o filósofo francês publicado no Brasil, centrado nos antecedentes filosóficos que afetaram Onfray, próximos ou distantes, e nas tarefas que são por ele apontadas como sendo indispensáveis para o exercício da liberdade na atualidade. O texto, leve e de grande clareza, desvela o essencial do libertarismo de Onfray, e põe à mostra os vários aspectos do filósofo europeu mais lido pelos jovens na atualidade.

Michel Onfray tem em João da Mata um intérprete legítimo. Ativista e praticante do libertarismo, João lê Michel de braços dados. O livro que está nas mãos do leitor é o de um libertário falando de outro. João da Mata, militante anarquista do movimento Soma, e Michel Onfray, mestre do hedonismo francês contemporâneo. Em dois continentes distintos, sob condições materiais e históricas tão desiguais, não deixa de ser uma coincidência extraordinária a que ocorre entre eles.

As diferenças de formação entre o filósofo francês e o pensador brasileiro não se impõem, porque a vida reserva suas surpresas, tanto quanto os encontros no pensamento. O mundo em jogo no livro de João da Mata é o da ação e o da vida, estes sim incontornáveis. À liberdade e ao prazer, tudo, sem ressalvas.

Guilherme Castelo Branco

Departamento de Filosofia UFRJ

SOBRE O AUTOR

João da Mata tem 38 anos, Psicólogo, Mestre em Filosofia e Somaterapeuta, tendo realizado sua formação com Roberto Freire, escritor e criador da Soma há cerca de quinze anos. Atualmente é doutorando na Universidade de Lisboa – Portugal, em Sociologia Econômica. Coordenou grupos de Soma em várias capitais brasileiras.

Publicou, junto com Roberto Freire, o livro "SOMA - Vol. III - Corpo a Corpo", em sua terceira edição. Em 2001, lançou "A Liberdade do Corpo", livro onde aborda a utilização da capoeira angola como instrumento terapêutico para a Psicologia do corpo de Wilhelm Reich. Em 2006, laçou "O Tesão pela vida" junto com Freire.

É membro–presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Soma.

Nenhum comentário: