segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Lomo Expo Grafia

Tenho uma mania de olhar fotologs, as imagens que me chamam a atenção eu clico e vou sacando tudo e nesses passeios sempre observei a galera que faz lomografia. No início eu não entendia nada, depois fiquei sabendo da história por alto e agora com uma exposição acontecendo tão perto não vou deixar de ir e conhecer melhor. Coisa de aficcionados e nostálgicos.

Bob mais uma vez me mandou um email, e este está completo porque explica aos desavisados o que é a lomografia.



Participantes
alexandre dalbergaria - SP alexandre (amf) - SP ana paula hiromi - SP andré takeda - ARG andré rabelo - SP brumarch - SP cassiano saldanha - SP damião santana - PE daniel azulai bittencourt - PR felipe magalhães - MG fenanda baglioli - PR guadalupe - RS iara carvalho - SP joão faissal - PB joão gabriel danezi - RS jonathas de andrade souza - PE josivan rodrigues - PE kazi - SP larissa pinho alves ribeiro - PE leandro araujo miyashiro - SP leonardo saraiva - PR natalia broglio - SP raphael pereira - SP renata roberta azevedo - PE ricardo devecz - SP roseli silva - SP sávio palmerston - GO sylvie piccolotto - ARG tarciso (MiniTar) - SP val ayres -SP vinicius pedrozo - RS

Organizadores
Renata Roberta Damião Santana Larissa Ribeiro

No ano de 1982, em plena guerra fria, o governo soviético ordenou ao diretor da empresa LOMO (Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie), maior empresa óptica da União Soviética, a fabricação maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. A idéia era produzir máquinas baratas e populares, para que todas as famílias pudessem documentar o estilo de vida soviético. Assim surgiu a Lomo Kompact Automat (LC-A), produzida em série e vendida não só na União Soviética como também em Cuba, Alemanha Oriental e Vietnã. A lomomania, no entanto, só começa nos anos 90, quando dois jovens vienenses, de férias em Praga, descobrem a LC-A e ficam deslumbrados pela cor, luz e qualidade das imagens. O fascínio foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomos se espalhou pela Áustria. Em 1995 nascia em Viena a Sociedade Lomográfica Internacional e a primeira LomoEmbaixada, com o objetivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas.

Com o tempo, as LomoEmbaixadas se espalharam pelo mundo, e novos modelos de câmeras foram produzidos, movimentando a comunidade lomográfica. A Recife Mostra LOMO é uma exposição coletiva, itinerante, uma vitrine da produção lomográfica brasileira. Um convite aos amantes da fotografia à conhecer o estilo Lomo de fotografar, espontâneo, imprevisível e autêntico, com câmeras analógicas de baixa tecnologia que dispensam correções digitais.



Quem tá na exposição é João Faissal, talento paraibano que fotografou o catálogo da FurtaCor que é um luxo. Agente já se viu na rua, ele é amigo dos meus amigos, e sendo assim o rapaz deve ser super bacana também!! Vou conferir. Vá também. http://www.flickr.com/photos/joaofaissal

Um comentário:

faissal disse...

pow claudia... fiquei de bobeira quando li eu no seu blog.... valeu demais pelos elogios e vc sendo amigas dos meus amigos, é amiga e figuraça também!

beijinho