segunda-feira, julho 30, 2007

Estética da Periferia

De 26 de julho a 26 de agosto no Mamam - Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (todos os museus são mamam né??!!), na Boa Vista, aqui em Recife, pertinho da minha casa, ficará em cartaz a exposição Estética da Periferia - Diálogos Urgentes.

Uma exposição fantástica que faz brilhar os olhos de todo observador e simpatizante da causa dos Cafuçus - Porque queridos... periferia é Cafuçu na sua essência!!!

Quinta feira (dia da abertura) saí do trabalho e fui buscar Zonda que tinha caído de páraquedas aqui em Recife e depois de uma sopinha fomos ver essa belezura de expô.



Na entrada uma sala enorme toda grafitada, mil imagens, tecnobrega e a cubana rolando no som, carrocinha de cd pirata, embalagens pet decorando as casas, latas, brebotes de todos os tipos, carroças de chás, flores de plástico, salão de beleza, banco de time de futebol, cadeira de praia, bóia de pneu, toalha com foto e tudo aquilo que é kitch e está na casa do povo e mais, muitos cafuçus circulando pelo local, porque uma parte da exposição tem fotografias de anônimos que foram convidados pra abertura.


Vamos explicar isso direito:

Essa exposição é parte de um projeto que tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Petrobras, o co-patrocínio do Governo de Pernambuco e apoio da Prefeitura do Recife. Estética da Periferia: Diálogos Urgentes, visa fazer um recorte da estética dos subúrbios recifenses, assim como foi feito no Rio de Janeiro.
A etapa de Recife foi feita por uma equipe formadas por jovens arquitetos, designers, estudantes e membros de redes de ações comunitárias que fizeram mais de duas mil fotos de objetos e soluções criativas encontradas na periferia da cidade. (Fonte: MinC)

Um seminário realizado em maio, na Livraria Cultura do Recife, sob coordenação da pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, forneceu as bases para o mapeamento cultural. O evento contou com a participação de Felipe Machado - coordenador dos Pontos de Cultura no Nordeste - e abordou temas como Novas Estéticas. Leia mais

Resumindo:

Meu irmão... deixe de vir não é Vício Louco é Vício Louco!!!

É incrível!!!

Um comentário:

zonda bez disse...

hahaha..adorei o texto e as fotos...;) vou pra areia este finde, aih nao encontramos..:( num vou tah na volante, oh! mas aproveita tudo...xero xero, z.